RISCOS E SEGURANÇA


AULA 02
ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES
As atividade ou operações insalubres são classificadas em três grupos conforme as descrições abaixo:
 (Grupo 01) Acima dos limites de tolerância previstos nos Anexos n.º 1, 2, 3, 5, 11 e 12 da NR 15
 (Grupo 02) Nas atividades mencionadas nos Anexos n.º 6, 13 e 14;
 (Grupo 03) Nas atividades comprovadas através de laudo de inspeção do local de trabalho, constantes dos Anexos n 7, 8, 9 e 10.
 Conceito de Limite de tolerância:
Entende-se por "Limite de Tolerância", a concentração ou intensidade  máxima  ou mínima, relacionada com a natureza e o tempo de exposição ao agente, que não causa dano à saúde do trabalhador, durante a sua vida laboral. 
Adicional de insalubridade:
 O exercício de trabalho em condições de insalubridade assegura ao trabalhador a percepção de adicional, incidente sobre o sario mínimo da região, equivalente a 40% (quarenta por cento), para insalubridade de grau máximo, 20% (vinte por cento), para insalubridade de grau médio e 10% (dez por cento), para insalubridade de grau mínimo. No caso de incidência de mais de um fator de insalubridade, será apenas considerado o de grau mais elevado, sendo vedada a percepção cumulativa. A eliminação ou neutralização da insalubridade determinará a cessação do pagamento do adicional respectivo 
 A eliminação ou neutralização da insalubridade
O deverá ocorrera) com a adoção de medidas de ordem geral que conservem o ambiente de trabalho dentro dos limites de tolerância; b) com a utilização de equipamento de proteção individual.
  Cabe à autoridade  regional  competente  em  matéria  de  segurança  e  saúde  do  trabalhador,  comprovada  a insalubridade por laudo técnico de engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado, fixar adicional devido aos empregados expostos à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização.A eliminação ou neutralização da insalubridade ficará caracterizada através de avaliação pericial por  órgão competente, que comprove a inexisncia de risco à saúde do trabalhador facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério  do Trabalho, através das DRTs, a realização de perícia em estabelecimento ou setor deste, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade insalubre. 
Conhecendo os anexos:
 Anexo I - Limites de Tolerância para Ruído Contínuo ou IntermitenteAnexo II - Limites de Tolerância para Ruídos de ImpactoAnexo III - Limites de Tolerância para Exposição ao Calor;Anexo IV - (Revogado); Anexo V - Radiações Ionizantes; Anexo VI - Trabalho sob Condições  Hiperbáricas;Anexo VII - Radiações Não-Ionizantes; Anexo VIII - Vibrações; Anexo IX - Frio; Anexo X - Umidade; Anexo XI- Agentes Químicos Cuja Insalubridade é Caracterizada por Limite de Tolerância  Inspeção no Local de Trabalho;Anexo XII - Limites de Tolerância para Poeiras Minerais; Anexo XIII - Agentes Químicos; Anexo XIII A - Benzeno; Anexo XIV Agentes Biológicos


AULA 03

PNEUMOCONIOSE

O que é:

A pneumoconiose é uma doença respiratória causada pela inalação de poeira. Atinge especialmente os que trabalham na mineração, metalurgia, construção civil, indústria madeireira, agricultura e outros ramos profissionais em que na poeira haja a presença de substâncias, como a sílica, por exemplo.
Ao trabalhar, o indivíduo pode nem perceber a entrada destas substâncias nas vias respiratórias. Mas, com o passar do tempo, pode haver um comprometimento pulmonar grave, se o organismo do indivíduo não conseguir combater o agente agressor por si só.
Se a quantidade de poeira inalada não for muito grande, dificilmente serão geradas fibroses nos pulmões. Mas, se o indivíduo é exposto a grandes quantidades de poeira e não usar a máscara como medida de prevenção pode haver o desenvolvimento de uma pneumoconiose com fibrose, que dificulta a expansão pulmonar e outras complicações poderá surgir.

Sintomas da Pneumoconiose

Poucos são os sintomas da pneumoconiose e estes geralmente surgem quando a doença já está instalada há muito tempo, gerando uma tosse seca persistente. Que surge principalmente durante ou logo após o trabalho.

Como diagnosticar a Pneumoconiose

O diagnóstico da pneumoconiose é feito com base na história clínica, sintomas e o raio-x.

Como tratar a Pneumoconiose

O tratamento é feito com o uso de corticosteróides e o afastamento da função. O uso de uma máscara respiratória é capaz de filtrar o ar e impedir a contaminação com novas partículas.

ANTRACOSE

O que é:

A antracose pulmonar é uma lesão no pulmão causada pela inalação de pequeníssimas partículas de carvão ou de poeira que se alojam ao longo do sistema respiratório, principalmente nos pulmões. Geralmente os indivíduos diagnosticados com a antracose não apresentam sintomas nem complicações, mas em alguns casos a doença pode gerar uma fibrose pulmonar.

Sintomas da Antracose Pulmonar

Embora a doença possa não manifestar nenhum sintoma específico, ela pode ser agravada se o indivíduo for fumante, pois a presença das pequenas partículas de carvão nos pulmões pode agravar as doenças causadas pelo tabaco, levando ao surgimento de uma tosse persistente.
Os indivíduos mais propensos a desenvolver complicações são os moradores das grandes cidades poluídas e os mineradores de carvão. Neste último caso o que pode ser feito é utilizar uma máscara enquanto estiver trabalhando com o carvão, para evitar esta lesão.

Como tratar a Antracose Pulmonar

Não é necessário nenhum tratamento específico para a Antracose pulmonar, somente o afastamento do paciente dos locais que tenham carvão ou o uso da máscara protetora para evitar que outras partículas de carvão alogem-se no trato respiratório.

BISSINOSE

O que é:

Bissinose é uma doença pulmonar causada pela poeira das fibras de algodão, de linho ou de cânhamo. Seu tratamento é feito através de remédios que promovam a dilatação das vias respiratórias, como o Albuterol, que pode ser administrado com o auxilio de um inalador.

Sintomas da Bissinose

A bissinose tem como principais sintomas a dificuldade para respirar e uma pressão acentuada no peito, devido ao estreitamento das vias respiratórias.
A doença pode ser confundida com Asma Brônquica, mas, ao contrario da asma, os sintomas da Bissinose podem desaparecer quando o indivíduo é exposto a fibras de forma repetida e não apresentar nenhum sintoma no fim de uma semana de trabalho. Se o trabalho com o algodão durou muitos anos, o indivíduo pode permanecer com os sintomas da doença durante 2 ou 3 dias.

Como Diagnosticar a Bissinose

O diagnóstico é feito através de um teste, que detecta a diminuição da capacidade pulmonar. Após essa identificação, controlar o contato com as fibras do produto é o melhor meio de prevenir a doença.
Os indivíduos mais afetados são aqueles que trabalham com o algodão na forma bruta e, geralmente, manifestam os sintomas durante o primeiro dia de trabalho, devido ao primeiro contato com as fibras.

Como tratar a Bissinose

O tratamento para a bissinose é feito com a toma de medicamentos bronco dilatadores enquanto durarem os sintomas da doença. Para a sua completa remissão é necessário que o paciente seja retirado do seu local de trabalho, para que não seja mais exposto às fibras de algodão.

SIDEROSE
O termo siderose é utilizado para caracterizar a deposição de ferro nos tecidos vivos. Habitualmente, diz respeito à patologia que acomete os pulmões, resultantes da inalação de partículas de ferro.
Em certas atividades, existe a risco da inalação de outro agente lesivo além do ferro que, quando inalados em associação, resulta em uma lesão pulmonar mista, como é o caso da mineração de ferro, responsável por liberar óxido de ferro e sílica, causando a denominada siderossilicose.
Esta patologia normalmente não causa sintomas, sendo conhecida como “pneumoconiose benigna”, ou seja, é uma doença pulmonar causada pela inalação de partículas de poeira que não resulta em muitos problemas para os seus portadores.
Embora não se trata de uma patologia incomum, é pouco descrita na literatura brasileira.
O diagnóstico é alcançado por meio de uma detalhada investigação do histórico do paciente, juntamente com a presença de um infiltrado micronodular difuso bilateral em associação com pneumonia lobar.
A siderose pode ser evitada, mas habitualmente não é tratada. Como grande parte dos portadores de siderose não apresentando sintomas, o indivíduo continua exposto à inalação de poeira de óxido de ferro e nenhuma medida é tomada. Todavia, quando houver a presença de outras afecções pulmonares , como é o caso da silicose, pode ser necessária a realização de tratamento. Nos casos em que o indivíduo é acometido por ambas as afecções concomitantemente, o paciente necessita fazer lavagem pulmonar, utilizando juntamente corticosteróides ou outros medicamentos que auxiliam o paciente a respirar melhor.

ASBESTOSE

A asbestose é uma formação extensa de tecido cicatricial nos pulmões causada pela aspiração do pó de amianto.
O amianto é composto por silicato de mineral fibroso de composição química diversa. Quando se inala, as fibras de amianto fixam-se profundamente nos pulmões, causando cicatrizes. A inalação de amianto pode também produzir o espessamento dos dois folhetos da membrana que reveste os pulmões (a pleura).
As pessoas que trabalham com o amianto correm o risco de sofrer doenças pulmonares. Os operários que trabalham na demolição de construções com isolamento de amianto também correm risco, embora menor. Quanto mais tempo um indivíduo estiver exposto às fibras de amianto, maior é o risco de contrair uma doença relacionada com o amianto.
Sintomas
Os sintomas da asbestose aparecem gradualmente só depois da formação de muitas cicatrizes e quando os pulmões perdem a sua elasticidade. Os primeiros sintomas são a dispnéia ligeira e a diminuição da capacidade para o exercício.
Os grandes fumadores que sofrem de bronquite crônica juntamente com asbestose podem tossir e ter uma respiração sibilante. A respiração torna-se, gradualmente, mais difícil. Cerca de 15 % das pessoas com asbestose têm dispnéia e insuficiência respiratória.
Por vezes a inalação de fibras de amianto pode fazer com que se acumule líquido no espaço que se encontra entre as camadas pleurais (cavidade pleural). Em raras ocasiões, o amianto causa tumores na pleura, denominados mesoteliomas, ou em membranas do abdómen, chamados mesoteliomas peritoneais.
Os mesoteliomas causados pelo amianto são um tipo de cancro que não se consegue curar. Geralmente, aparece depois da exposição à crocidolite, um dos quatro tipos de amianto. A amosite, outro tipo, também produz mesoteliomas. O crisótilo, provavelmente, não produz mesoteliomas, mas, às vezes, está contaminado com tremolite, e esta os causa. Os mesoteliomas desenvolvem-se, de modo geral, ao fim de 30 ou 40 anos de exposição ao amianto.
O cancro do pulmão está relacionado, em parte, com o grau de exposição às fibras de amianto; no entanto, entre as pessoas que sofrem de asbestose, o cancro do pulmão desenvolve-se quase exclusivamente naquelas que também fumam cigarros, em especial nas que fumam mais de um maço por dia.
Diagnóstico
Nas pessoas com antecedentes de exposição ao amianto, o médico pode, às vezes, diagnosticar asbestose com uma radiografia ao tórax que mostre as alterações características. De modo geral, a função pulmonar da pessoa é anormal e, ao auscultar o pulmão, podem ouvir-se sons anormais, as chamadas crepitações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário