Documentos

http://www.4shared.com/document/-BICXfXq/15260678-SEGURANCA1-Transporte.html
________________________________________________________________

http://www.4shared.com/document/A1h--Fj0/relat.html
________________________________________________________________

 
http://www.4shared.com/folder/j1WKwEpL/Apostilas_e_cia.html
________________________________________________________________________

 Elaboração de Relatório Resposta a uma fiscalização do MTE



  • MEOSH 2001/1 e MEOSH 2001/2 – Informe da Reunião sobre as diretrizes relativas aos Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança do Trabalho (em espanhol).



  • SGSST PortDIRETRIZES da OIT sobre sistemas de gestão de segurança e a saúde no trabalho.




  • Veja as Estatísticas de Acidentes do Trabalho no Brasil.





  • Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Industrial em Saúde e Segurança no Trabalho. Tradução em português da Norma Britânica BS-8800.





  • Cadastro Brasileiro de Ocupações – CBO – Consulta “on line” ao banco de dados do Ministério do Trabalho e Emprego.





  • Mudança do Perfil da Fiscalização do Trabalho.





  • Conheça também a Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade, coordenado pelo DSST/MTE. à Melhoria das Condições de Trabalho.




  • REDE DE APOIO





  • SISLEX – Sistema de Legislação, Jurisprudência e Pareceres da Previdência e Assistência Social. Toda a legislação reunida no site da Previdência Social.





  • Faça o DOWNLOAD do arquivo de preenchimento da Comunicação de Acidente de Trabalho-CAT.





  • Conheça o Manual da CIPA (a partir da nova NR-05) expedido pelo Ministério do Trabalho e Emprego.



  • ____________________________________________________________________________

     Alexandre S. Azevedo

    APRESENTAÇÃO
                                              

    A inspeção de segurança é o conjunto de ações que objetivam a detecção de riscos que possam causar acidentes do trabalho e doenças profissionais. A inspeção de segurança serve para determinar medidas preventivas ou corretivas a serem tomadas. Não é usada para levantar culpados.
    Quem faz a inspeção de segurança é a CIPA e o SESMT, como agentes modificadores do ambiente de trabalho, vai inspecionar as dependências da empresa.

    Tipos de Inspeção de Segurança
    Parcial
    Inspeção de Segurança
    Etapas de uma Inspeção de Segurança
    Observação

    A vistoria dever ser realizada com senso crítico, buscando detalhes e informações de todo o processo de trabalho, além da investigação visual;

    Informação
    A irregularidade, se possível, deve ser discutida na hora, principalmente quando o problema é grave, buscando solução antes da ocorrência, isto é, no ato da detecção;

    Registro
    Os itens levantados devem ser anotados com clareza, relatando os problemas, descrevendo os perigos e sugerindo medidas preventivas/corretivas;

    Encaminhamento
    As recomendações devem ser enviadas aos setores competentes, para as medidas cabíveis;

    Acompanhamento
    As propostas para a solução dos problemas devem ser encaminhadas até a sua execução.

    Tipos de Inspeção de Segurança
    Parcial
    Quando são verificadas situações de risco em trabalhos específicos, em uma determinada seção e em alguns tipos de máquinas ou equipamentos. Como é uma inspeção dirigida, permite-se verificar problemas com maior detalhamento.

    Geral
    Abrangem todas as seções, trabalhos, processos, instalações, enfim o conjunto, buscando levantar problemas genéricos. Este tipo de inspeção requer uma equipe maior para a sua execução, fornece um perfil de todos os aspectos de segurança e higiene do trabalho.

    De rotina
    É a inspeção diária pelos membros da CIPA, durante a jornada de trabalho. É rápida e dá orientação quanto aos atos e condições inseguras.

    Periódica
    É essencialmente preventiva. Há uma programação de verificações por tempo de trabalho ou por horas de funcionamento de alguns equipamentos. Visam detectar desgastes, fadigas, grandes esforços e falhas prematuras. Esta inspeção pode ser feita por ocasião das manutenções preventivas e corretivas.
    Eventual
    É realizada de maneira imprevista, buscando encontrar irregularidade, levando em conta o fator surpresa. Quase sempre é para constatação do cumprimento de normas especificas de segurança.

    Especial
    Ocorre por ocasião de levantamentos realizados por especialistas usando instrumentos como decibelímetros, luxímetros e outros, com a finalidade de monitoramento de riscos.

    Oficial
    Quem realiza, são os órgãos oficiais. A fiscalização faz a vistoria nos locais de trabalho para a verificação do cumprimento da legislação.

    Relatório Técnico
    Elaboração
    O Relatório de Investigação de Acidente/Incidentes deverá constar as seguintes informações:
    Dados do acidentado; Informações sobre Atendimento Médico; Classificação do acidente do trabalho; Data, hora e local do acidente; Descrição do Acidente; Danos Materiais; Relação das testemunhas; Análise do acidente: ( Tipo de acidente pessoal; Agente do acidente ou fonte da lesão;Condições do ambiente; Ação que favoreceu o acidente;Fator Pessoal de Insegurança;Potencial de Risco;Análise das Causas “Por que ocorreu o acidente”); Observações importantes na investigação do acidente; Proteções existentes; Recursos utilizados;Plano de Ação (Medidas Preventivas/Corretivas);o quê? Como? Por quê? Onde? Quem? Quando? Implementação das Ações corretivas; Ação? Concluída? Quando? Quem? Eficaz? Participantes; Nome /Assinaturas.
    Perícias
    Elaboração
    A perícia será elaborada por profissional habilitado, ou seja, com notório conhecimento sobre a matéria, com comprovação de especialidade técnica ou científica, de forma a subsidiar com elementos os esclarecimentos e/ou elucidação dos fatos.

    Desenvolvimento
    A perícia será desenvolvida de forma que sejam caracterizados os seguintes dados:
    Objetivo; Procedimentos Técnicos ( Informações Preliminares;Informações Legais); Informações Literárias;Análise dos dados;Informações preliminares;Informações legais;Informações literárias;Metodologia empregada;Conclusão e Encerramento.
    Laudo
    Interpretação
    O Laudo irá retratar de forma idônea, objetiva e técnica o resultado da perícia sobre determinado fato, com objetivo de fornecer subsídios para uma análise criteriosa, levando a um entendimento claro e real, na busca de uma visão justa em ações administrativas, civis e criminais.