domingo, 14 de agosto de 2011

Estresse a Bordo

Estudo avalia absenteísmo e processos patológicos em empresa
O artigo tem como objetivo a análise das causas de absenteísmo relacionadas a características psicosubjetivas de funcionários de uma empresa do ramo de navegação. O despertar para a discussão surgiu com a verificação de percentual significativo do padrão de sono, repouso prejudicado, estresse e absenteísmo, identificados nos exames médicos ocupacionais.

Os estudos epidemiológicos contribuem na identificação das variáveis (sexo, idade, estado civil, entre outras) ligadas ao absenteísmo e ajudam na elucidação de possíveis causas, auxiliando na prevenção e sugerindo soluções. O conhecimento do problema e de suas múltiplas gamas e determinações torna-se imprescindível para uma gestão empresarial de qualidade, permitindo o planejamento e a implementação de serviços de atenção à saúde do trabalhador.

A hipótese sustenta-se na possibilidade de alterações patológicas de humor na atividade de navegação relacionados à distância do convívio familiar, falta de relações de afeto, sensação de enclausuramento e de falta de liberdade, preocupação com segurança, desgaste mental e sentimentos envolvidos no pré-embarque e no processo do trabalho embarcado como a ansiedade e o estresse. Essas atitudes caracterizam a subjetividade no trabalho, e quando não identificadas e trabalhadas, podem interferir diretamente na saúde dos colaboradores, assim como na produção direta de uma empresa, por meio do aumento do índice de absenteísmo.

Autora: Juliana Lopes Vileti
Foto: Navegação Guarita S/A

Nenhum comentário:

Postar um comentário